Convidados & Colaboradores

 
Pesquisadores convidados:
 
Professor Titular de Literaturas Portuguesa e Brasileira na Faculdade de Ciências Humanas da Università degli Studi di Roma "La Sapienza", onde leciona desde 1990, e ex-professor da Università degli Studi di Bologna (1976-1986). É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Professor Convidado na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade Estadual de Campinas, na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Estadual Paulista. Entre seus trabalhos sobre Fernando Pessoa destacam-se O Álibi Infinito: o projeto e a prática na poesia de Fernando Pessoa (Lisboa, IN-CM, 1987) e a edição (intro. e trad.) de Lettere a Ofelia (L'Aquila/Roma: Japadre Editore, 1988).
 
Professora Emérita da Universidade de São Paulo, desde 1996, onde lecionou Literatura Francesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1963-1975). Foi Professora Convidada na Université Sourbonne "Nouvelle" – Paris 3, na Université de Montréal, na Yale University e na École Pratique des Hautes Études. Coordenou o Núcleo de Pesquisa Brasil-França, do Instituto de Estudos Avançados da USP, de 1988 a 2010. Entre seus trabalhos sobre Fernando Pessoa destaca-se Fernando Pessoa: aquém do eu, além do outro [Martins Fontes, 1991 (1982)].
 
Professora Titular de Literatura Portuguesa e Livre-Docente desde 1981 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorados na Biblioteca Nacional (Lisboa, 1985 e 1990) e na Biblioteca da Universidade Gregoriana (Roma, 1990). De 2003 a 2012 liderou o Grupo de Pesquisa do CNPq: "A interpretação na Arte e nas Ciências Humanas segundo o pensamento de Luigi Pareyson". Entre seus trabalhos sobre Fernando Pessoa, destacam-se Alberto Caeiro, "Descobridor da Natureza" (Porto - Centro de Estudos Pessoanos, 1985), O Tabuleiro Antigo  uma leitura do heterônimo Ricardo Reis (EDUSP, 1990), e a organização dos Poemas Completos de Alberto Caeiro (Cia. Ed. Nacional e Lazuli Ed., 2007).
 
 
Colaboradores:
 
Professor Auxiliar de Literatura Portuguesa e Brasileira no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Università degli Studi di Milano. Licenciado e doutor em Literatura Portuguesa pela Università di Bologna, foi bolsista do Instituto Camões (2003) e da Scuola Superiore di Studi Umanistici da Università di Bologna (2004-05). Desde Julho 2014 é Secretário Geral/Tesoureiro da Associação Internacional de Lusitanistas. Entre seus trabalhos sobre Fernando Pessoa, destacam-se a organização dos volumes Sul Portogallo (2014) e Il ritorno degli dèi. Opere di António Mora (2005).