Robert Bréchon

BRÉCHON, Robert. Estranho estrangeiro: uma biografia de Fernando Pessoa. 2ª ed. Trad. de Maria Abreu e Pedro Tamen. Rio de Janeiro: Record, 1999 [1996 ed. francesa].

Não deve, ou não deveria, ser um comentário supérfluo sobre a biografia escrita por Bréchon, começar pela constatação de que se trata de um dos textos mais agradáveis de se ler sobre Fernando Pessoa. Apesar das suas cerca de 600 páginas, nenhuma das biografias anteriores atingiu a mesma agilidade, precisão e clareza deste Estranho estrangeiro.

Longe de aspirar à erudição, que muitas vezes se revela inócua nesse gênero de trabalho, Bréchon dedica-se à depuração textual dos trabalhos anteriores, atentando para o principal: o essencial da biografia de Pessoa foi vivido em função de sua obra. Sem incorrer nos exageros de ordem explicativa que o tempo se ocupou de cristalizar ou na obsessão por narrar detalhes da vida do escritor, Bréchon enfatiza, com elegância analítica e repertório cultural diferenciado, o grande poeta que Pessoa foi, revelando uma visão a um só tempo orgânica e madura da obra e suas partes.

Valeu-se para tanto, e em larga escala, das pesquisas mais amplas realizadas por dois de seus biógrafos predecessores. Dentre eles, se o retrato místico de António Quadros e a fotonarrativa de Maria José Lancastre são aparições episódicas na obra, a referência incontornável de Gaspar Simões e o trabalho penetrante, embora esquecido entre nós, de Ángel Crespo, comparecem com assiduidade, quase sempre a título de apelo ou reiteração do discurso, no decorrer da leitura. Note-se, entretanto, que apesar de Bréchon demonstrar especial atenção para a abordagem literária, como se pretendesse seguir as pistas poéticas de uma biografia, a estrutura de seu livro, visível na ordenação dos títulos dos capítulos, é claramente embasada em Vida e obra, de Gaspar Simões. Imune, como seria de se esperar, ao diapasão edipiano, Bréchon é seduzido pela orientação evolutiva conferida à obra por seu primeiro biógrafo e revisitada com apuro analítico nos ensaios de Jorge de Sena.

(Gagliardi, C.)