Artigos & Capítulos

 
Flávio Rodrigo Penteado Corrêa
 
Resumo
O artigo propõe-se discutir o Dia Triunfal através da análise de alguns aspectos da “Carta sobre a gênese dos heterônimos”, como passou a ser conhecido o texto remetido em 13 de Janeiro de 1935 por Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro. Num primeiro momento, faz-se um breve apanhado histórico do percurso de recepção da missiva por alguns críticos, como Jacinto do Prado Coelho, Ildefonso-Manuel Gil e Eduardo Lourenço; a seguir, debatem-se questões referentes ao discurso epistolar, memória e processo de criação, que permanecem no horizonte na leitura mais detalhada do texto.
 
Palavras-chave
Fernando Pessoa; epistolografia; ficcionalidade; memória; processo de criação
 
______________________________
 
Flávio Rodrigo Penteado Corrêa
 
Resumo
O artigo propõe-se a analisar Salomé, texto dramatúrgico inacabado com o qual Fernando Pessoa procurou inserir-se na profusa tradição de releituras do mito bíblico, que inclui nomes como Flaubert, Mallarmé e Wilde. A peça aproxima-se de um teatro de forte influxo lírico, na medida em que ação e diálogo são esvaziados. Assim, discute-se o diálogo do autor com a concepção de “teatro estático” de Maeterlinck, bem como algumas das particularidades da noção pessoana de “drama”. Na leitura da peça, confere-se particular atenção ao mecanismo intertextual que lhe é inerente e também ao papel que nela desempenha o sono, conceito-chave da obra de Pessoa. 
 
Palavras-chave
Drama; Sonho; Ficcionalidade
 
______________________________
 
Flávio Rodrigo Penteado Corrêa; Caio Gagliardi
 
Resumo
O artigo propõe-se a discutir alguns aspectos da noção de “drama” tal como cultivado por Fernando Pessoa na organização e na constituição de sua obra. Para tanto, aborda textos em prosa nos quais ele refletiu a respeito, tais como cartas e ensaios teóricos. A discussão desses textos permite enxergar como o escritor pensou sua obra a partir de um mesmo e ambicioso propósito de conjunção que se norteia tanto pela superação de fronteiras nítidas entre o gênero lírico e o dramático quanto por um anseio de incompletude monumental, subjacente à poética pessoana. Assim, discutindo particularidades da poesia do teatro e do teatro da poesia desse autor, o artigo pretende indicar a configuração de um teatro da escrita desempenhado por Pessoa em sua obra.
 
Palavras-chave
Drama; Poesia; Gêneros literários; Fernando Pessoa
 
______________________________
 
Rodrigo Lobo Damasceno
 
Resumo
Este artigo procura demonstrar que a produção de Pessoa como tradutor de poemas para o português possui interesse para a leitura da sua obra poética autoral. A escolha dos poemas a serem traduzidos e o modo como realiza estas traduções são indicativos de posturas estéticas assumidas pelo poeta português. O artigo interpreta, ainda, a tradução de um poema do autor inglês Walter Savage Landor erroneamente tomado por muitas edições como um texto de autoria do próprio Pessoa, analisando as implicações deste equívoco.
 
Palavras-chave
Poesia portuguesa; Tradução; Fernando Pessoa
 
______________________________
 
Rodrigo Lobo Damasceno
 
Resumo
O presente artigo analisa de que modo as relações dos poetas Fernando Pessoa e Ezra Pound com a história e com a tradição artística influenciaram as criações e os desenvolvimentos dos expedientes de heteronímia e persona, fundamentais para pensar a posição do autor na poesia moderna.
 
Palavras-chave
Heteronímia; persona; modernidade; poesia
 
______________________________
 
Caio Gagliardi
 
Resumo
Será possível conceber uma subjetividade que, pertinente ao indivíduo, não seja abstrata, mas material, concreta e palpável? Com base nessa hipótese, propomos uma leitura do Livro do Desassossego como constituído por um amplo e significativo conjunto de textos que encerram uma singular perspectiva sobre a cidade: redimensionada pelo espírito em solitude de Bernardo Soares, Lisboa é a representação máxima na obra pessoana de uma intimidade exterior.
 
Palavras-Chave
Livro do Desassossego; Lisboa; Espaço Interior
 
______________________________
 
Caio Gagliardi
 
Resumo
Fernando Pessoa concebeu a sua obra como um imenso drama. Este trabalho procura identificar o lugar de O marinheiro, sua primeira e única peça concluída, no corpo da obra, considerando principalmente sua reflexividade discursiva. O procedimento básico adotado consiste na interpretação de trechos-chave do drama, através da abordagem intertextual com dados históricos, mitológicos e literários, tais como o Ultimatum, a utopia do Quinto Império e o poema Mensagem.
 
Palavras-chave
Fernando Pessoa; O marinheiro; análise e interpretação
 
______________________________
 
Caio Gagliardi
 
Resumo
Este artigo propõe uma abordagem do poema “Análise” (1911), de Fernando Pessoa, visando demonstrar como o texto engendra, sob o disfarce lírico-amoroso, e através de sua aproximação com o Livro do Desassossego, uma das mais altas sínteses do pensamento desdobrado e da poética da inteligência que singularizam o lirismo reflexivo de seu autor.
 
Palavras chave
Fernando Pessoa; Livro do Desassossego; Análise
 
______________________________
 
Caio Cagliardi
 
Resumo
O que aconteceria com a minha percepção do mundo se eu não tivesse memória? Com base na questão preliminar deste ensaio, seu objetivo é propor uma leitura do poema "O guardador de rebanhos", de Alberto Caeiro. A exemplo das obras de empiristas como Locke, Hume e, especialmente, Condillac, para quem todo o conhecimento e todas as faculdades intelectuais derivam das sensações, a obra de Caeiro dramatiza a impossibilidade de conhecer o mundo exclusivamente por meio dos sentidos.
 
Palavras-chave
Alberto Caeiro; O Guardador de Rebanhos; Condillac; Merleau-Ponty; intertextualidade
 
______________________________
 
 
Resumo
Os mais de 500 fragmentos em prosa que compõem o Livro do Desassossego são o ponto de convergência dos estilos e das linhas temáticas que se destacam na obra poética de Fernando Pessoa. Uma vez demonstrada, essa hipótese de leitura especular do Livro com o resto da obra permite afirmar que, ao contrário do que Pessoa asseverou, Bernardo Soares não é uma máscara transparente, porque não revela o indivíduo Fernando Pessoa, mas uma máscara que justapõe todas as outras sem ser nenhuma delas. Inacabado e, mais precisamente, interminável, o Livro escapa aos enredamentos formais e ultrapassa em muito os planos de organização de seu autor, revelando o estágio mais dinâmico dessa escrita. 
 
Palavras-chave
Fernando Pessoa; Livro do Desassossego; Bernardo Soares
 
______________________________
 
 
Resumo
Em 1914, pouco tempo depois de ter escrito o poema “Chuva Oblíqua”, numa carta endereçada ao escritor e amigo Armando Côrtes-Rodrigues, Fernando Pessoa manifestou uma contundente recusa do “processo” que o poema representa, a que se referiu e que teorizou como Interseccionismo. Esse relato, por vezes acrescido de um manuscrito deixado pelo poeta e posteriormente recolhido em volume, é sempre lembrado pela crítica pessoana e exerce um importante papel na recepção do poema. Este artigo destina-se a analisar mais detidamente os termos e os possíveis propósitos dessa recusa, considerando especialmente sua repercussão.
 
Palavras-chave
Fernando Pessoa; Interseccionismo; Correspondência
 
______________________________
 
Caio Gagliardi
 
Resumo
Este trabalho propõe uma análise do poema “Second Sight”, escrito em inglês por Fernando Pessoa e considerado pelo crítico alemão Georg Rudolf Lind um “aperfeiçoamento notório da técnica interseccionista”. Debate-se a aproximação entre esoterismo e Interseccionismo, realizada por Lind, oferecendo-se outro, e não-excludente, repertório cultural para o poema -- o psicanalítico. Discute-se ainda a hipótese de um aperfeiçoamento dessa escrita e, em última análise, de evolução na poética pessoana.
 
Palavras-chave
1. Fernando Pessoa / Poesia Inglesa; 2. Interseccionismo; 3. Esoterismo / Psicanálise.
 
______________________________
 
Caio Gagliardi
 
Resumo
Mário Beirão foi um dos jurados do Prêmio Antero de Quental de poesia, no qual estava inscrito Mensagem, de Fernando Pessoa. Um dos principais livros de Beirão, Lusitânia, é uma obra-chave para compreender a gênese e o alcance de Mensagem. Além de propor uma aproximação entre os textos, este artigo examina a atribuição do referido prêmio, o posicionamento político dos poetas, suas divergências estéticas e com relação à tradição camoniana. 
 
Palavras-chave
Fernando Pessoa; Mário Beirão; Mensagem; Lusitânia
 
______________________________
 
Alex Neiva; Caio Gagliardi
 
Resumo
Nosso objetivo foi estudar a construção do mito-Pessoa a partir de uma fundamentação eminentemente teórica sobre o tema, conferindo ênfase à correspondência do autor, da qual se sobressai a célebre “Carta sobre a gênese dos heterônimos”. Procuramos especular a respeito do modo como o escritor lida com a noção de gênio e suas implicações sobre os projetos estético-literários que formulou.
 
Palavras-chave
1. Fernando Pessoa; 2. Correspondência; 3. Ethos.